quarta-feira, 20 de abril de 2011

Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento fica a 177 quilômetros de Montevidéu e - cruzando o rio da Prata - a 40 quilômetros de Buenos Aires. Ou seja, bem perto das duas capitais. Isso por si só já seria um bom motivo para conhecê-la. Outra boa razão é que Colonia respira arte - grande parte da população que trabalha na cidade é formada por pintores, músicos e atores. As influências portuguesa e espanhola na arquitetura, que podem ser vistas em seus edifícios, ruas e muros de pedra, contribuem para a atmosfera que pode remeter a Paraty, cidade histórica do litoral fluminense. Com algumas diferenças, porém: Colonia está à beira-rio; Paraty, à beira-mar. Por conta de suas antigas casas e edifícios que marcam a época da ocupação militar, o centro histórico foi declarado, em 1995, um dos patrimônios da humanidade pela Unesco.


Principais pontos turísticos

Buen SuspiroNa calle de los Suspiros fica o Buen Suspiro, considerado um dos lugares mais charmosos da cidade. Na casa portuguesa de 1717 de teto baixo e paredes largas, que lembra uma taberna, são servidos vinhos e porções de queijos produzidos na região.

Portão de CampoConserva os restos da muralha e da ponte de entrada da antiga cidade. Correntes de bronze na pedra marcam o nível da muralha original, que foi parcialmente reconstruída.

Calle del ComercioHá um pátio que concentra as melhores lojas de arte de Colonia.

Casa do pintor Jorge Páez VilaróÉ uma das preciosidades da cidade. Há cinco anos, depois de sua morte, o edifício, de 1790, foi transformado por seu filho em restaurante e espaço de exposição do acervo da família.


Dicas de Gastronomia

Os restaurantes costumam colocar suas mesas na calçada ou na beira das ruas de pedra. É o caso da Pulpería de los Faroles, que foi fundada em 1978 num edifício de 1750 e é o restaurante mais antigo do centro histórico. O lugar mantém o mesmo espírito e oferece boas opções de frutos do mar e carnes. A especialidade da casa é o arroz com mariscos (R$ 20). Uma garrafa de um vinho tannat - a uva mais produzida no Uruguai - da bodega Los Cerros de San Juan sai por R$ 25. O dono, Gerardo Pernigote, mantém a estrutura original do antigo balcão num salão ao fundo do restaurante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário